5 Atitudes Sábias para Manter a Sanidade Mental e Superar Situações de Stress

5 Atitudes Sábias para Manter a Sanidade Mental e Superar Situações de Stress

Share This:

Momentos de crise exigem algumas ações para nos manter com a cabeça no lugar, a sanidade mental e superar o stress. Hoje no Brasil, segundo o IBGE, a taxa de desemprego está batendo os 11,2%, considerando a média dos meses de fevereiro, março e abril, o que significa que no mínimo 11,5 milhões de brasileiros estão neste exato momento preocupados com questões importantes de sobrevivência, como pagar contas, sustentar estudos dos filhos, fazer supermercado, e uma lista infindável de mudanças a serem feitas relacionadas a cortes no orçamento familiar que afetarão diretamente e negativamente a vida dos envolvidos. Situações como estas causam um desequilíbrio emocional, representado por um stress profundo, criado pelas incertezas que a vida de repente começa a apresentar.

Não, não é nada fácil, mas nessas horas é preciso fazer algumas reflexões e tomar ações que são fundamentais para nos manter sãos e nos proteger do efeito dominó causado pela crise. Apesar do foco deste artigo ser sobre as adversidades que o Brasil enfrenta hoje, os itens compilados abaixo pelo Evoluterapia podem servir para quem está passando por qualquer tipo de dificuldades.

1)       Aceitação sem Vitimização

O primeiro passo para manter a sanidade mental é a aceitação. Aceite que você está com raiva e sentindo-se inseguro, mas cuidado para não cair na armadilha da vitimização. Não podemos negar que uma das primeiras sensações é a de nos sentir injustiçados pelo sistema, mas seja forte! A posição de vítima só irá sugar suas energias, atrapalhar e retardar a sua recuperação emocional. Simplesmente aceite, arregace as mangas e siga em frente.

2)       Você já superou outras Crises Antes

Quando passamos por situações de conflito, geralmente temos a sensação que nunca mais sairemos delas. É como quando chove por muitos dias e acabamos por pensar que nunca mais veremos um dia de sol. Pense nas dificuldades que você já superou. Com certeza desta vez não será diferente, não mesmo!

3)       Enxergue as Oportunidades do Momento

Tente encarar as dificuldades não como um problema, mas como uma grande oportunidade de mudança. O espaço “vazio” agora criado poderá dar lugar a uma reflexão sobre o que realmente você deseja fazer de sua vida. Muitas vezes vivemos a esmo, fazendo o que a vida vai nos apresentado em vez de ouvirmos aquela voz da alma que nunca se cala, e lutarmos por ela. Talvez agora seja a hora de revisitar aqueles sonhos do passado e finalmente colocá-los em prática.

4)       Mantenha seu Foco em suas Qualidades Positivas

A autoestima é a um sentimento diretamente afetado em momentos de stress, mas com certeza você tem diversas potencialidades e qualidades. Faça uma lista delas se fizer sentido para você e guarde para que sejam lembradas diariamente. Isso também poderá servir de base para suas futuras decisões e possíveis novos empreendimentos.

5)       Exercite o poder da Gratidão

Sem dúvida ser grato em um momento de grandes apuros parece ser algo fácil de falar e difícil de fazer. Mas como diz o velho ditado, muitas vezes o universo escreve certo por linhas tortas, o que significa que o que você perdeu (ou não ganhou), ao contrário de ser algo ruim, pode ser a sua maior benção. A gratidão está intrinsecamente ligada à fé, e a fé tem o poder de mover montanhas. Além disso está provado cientificamente os efeitos positivos que o sentimento de gratidão traz ao cérebro, e por consequência, às nossas vidas. (Link para nosso artigo:  Neurociência e GRATIDÃO: O Poder que Você tem nas Mãos para Mudar sua Vida de Vez).

E por fim, nunca se esqueça de sempre se lembrar que você é um ser único e que está neste mundo por uma razão muito importante, seja para aprender, ajudar alguém, com uma missão grande ou pequena, não importa. Cada um de nós está aqui com um propósito. Se você ainda não descobriu qual é o seu, talvez agora seja o momento perfeito para isso. Dê ouvidos e asas a ele, à suas potencialidades e aos seus pensamentos. Respeite este SER de LUZ que você é, e sempre será, e com certeza aquele dia de sol que falamos anteriormente chegará muito mais rápido do que você imagina.

Autoria: Lilian de Camargo Cunha – Professional & Life Coach

10527273_854588027894259_5626854684532707376_n

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Se você gostou, curta a nossa página no botãozinho abaixo. Se acha que poderá ajudar a alguém, compartilhe com seus amigos nas redes sociais. E se você tem uma experiência pertinente a este assunto que queira compartilhar conosco, escreva nos comentários. Vamos adorar ouvir sua história pois ela pode servir de exemplo para milhares de pessoas! Um grande abraço! 🙂


Share This:

Comentários

comentários