Einstein: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes” O que isto significa para você?

Einstein: “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes” O que isto significa para você?

Todos sabemos que mudar não é algo fácil, até nas coisas mais simples. Temos diferentes graus de resistência às mudanças, mas esta característica existe em cada um de nós. Até porque o nosso cérebro tem muito a ver com os obstáculos que colocamos diante de nosso próprio caminho para impedir que sigamos por novas jornadas. É como se ele fosse uma segunda “inteligência” dentro de nossa cabeça que age por conta própria. Ele quer poupar energia o tempo todo e a todo custo, e para promover mudanças, é justamente dela que mais precisamos. (Assista entrevista com a psicóloga Marisa Sigrist sobre como e porque resistimos às mudanças).

Infelizmente, também não fomos criados para agir com comprometimento e foco em direção às coisas que queremos na vida. Não existe aulas nas escolas tradicionais sobre as atitudes que precisamos tomar para conseguir melhores resultados, ou para evoluir como seres humanos, ou até para como lidar com frustrações ou amores perdidos. A maioria de nós passa a vida aguardando o acaso, um milagre vindo de algum santo companheiro Terreno, do Universo, dos anjos ou Deus, nos trazendo de presente aquilo que tanto esperamos. Algo que venha do nada nos salvar, como uma Mega-Sena acumulada, um príncipe ou princesa que venham bater em nossa porta e se apaixonem loucamente, ou aquele emprego dos sonhos que caia do céu.

Na verdade, precisamos muito mais do que a simples vontade de mudar para que, de fato, consigamos ter uma vida diferente, mais prazerosa, dentro daquilo do que sonhamos. A sorte existe sim, bem como forças positivas subjetivas, mas não podemos deixar o leme de nossas vidas “nas mãos” de energias, nós é que temos que CRIAR nossa própria sorte através da AÇÃO. Trabalhamos tanto para outras empresas, mas pouco pensamos que nossa vida também é uma empresa, talvez a maior e mais importante para nós, e deve ser tratada com a mesma seriedade, empenho e respeito.

Como dizia Albert Einstein, “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. Se pensarmos bem, esta afirmação tem muito a ver com lei da Ação e Reação do físico inglês do século XVII, Isaac Newton. Tal lei nos ensina que: para toda força aplicada de um objeto para outro objeto, existirá outra força de mesmo módulo, mesma direção e sentido oposto.

Einstein e Newton estavam completamente certos. Einstein porque explica que não mudaremos nada em nossas vidas se não começarmos a fazer o que estamos acostumados a fazer de forma diferente. Isso implica em mudarmos atitudes, sentimentos, crenças, pensamentos, pois se queremos ver resultados externos, temos que mudar primeiro o que está dentro de nós. E acreditem, para cada pequena mudança interna orgânica que conquistarmos (aquela de coração) um mundo novo se abrirá diante de nós e terá um efeito dominó inacreditável, esta sim é a melhor das aventuras!

A lei de Newton também se encaixa aqui perfeitamente. A lei da Ação e Reação nos diz que para obter resultados, precisamos AGIR, simples assim. Para que o mundo lá fora te traga algo, você necessariamente terá que se movimentar. Pense em um frisbee. Se você nunca o lançar ao ar, ele permanecerá ali, parado. E não se esqueça: esta lei serve tanto para o bem quanto para o mal.

A este ponto você deve estar se perguntando como deverá agir para começar a mudar de vida. Eu posso te ajudar com algumas técnicas de Coaching, mas saiba que o caminho não é mágico. Você terá que se empenhar bastante. E antes de tudo, Parabéns! Esta atividade exige coragem!

Exercício:

  1. Pegue um papel e uma caneta e pense, mas pense mesmo, não divague. Seja objetivo e claro: qual é a principal mudança que você gostaria de promover em sua vida hoje? Ela pode ser pequena, do tipo, “quero ampliar meu grupo de amigos”, “ou quero ser uma pessoa mais simpática” ou “quero aprender a nadar”, qualquer coisa.
  2. Responda: O que esta mudança vai trazer de bom para a sua vida? Faça uma lista dos pontos positivos.
  3. Esta mudança te trará alguma perda? Faça uma lista dos pontos negativos (se houverem)
  4. Você tem alguma crença limitadora com relação à esta mudança? (Algo do tipo: “é muita areia para o meu caminhãozinho”, “já estou muito velho (a) para mudar”, “dinheiro não nasce em árvore ou não traz felicidade”, ou “eu não mereço tudo isso”.) Seja o mais honesto consigo mesmo que consiga ser e escreva a crença ou crenças limitadoras que surgirem na sua mente.
  5. Dê um novo significado às crenças que você escreveu. Pense em cada uma delas, agradeça, porque afinal elas devem ter servido em algum momento de sua vida, mas mande-as embora agora e as substitua por frases positivas. Pegando os exemplos acima, você pode resignificar da seguinte forma ou da maneira que achar melhor: “Eu sou um ser de luz. O meu jeito é o jeito certo e o meu tempo é o tempo certo”, “Eu mereço e aceito com gratidão todas as coisas boas da vida”, “Eu mereço e aceito com gratidão o amor, abundância e a harmonia”, “Sou um ser de luz e eterno. A minha idade cronológica nada tem a ver com as realizações que posso e devo promover nesta vida”.
  6. Repita diariamente para si mesmo todas as afirmações positivas que você criou no exercício anterior, para sempre! Sinta-se à vontade para alterar alguma coisa quando julgar necessário.
  7. Escreva qual o seu plano de ação pelo período inicial de um mês para alcançar o que deseja. Lembre-se que ele deverá ser viável. O que você vai fazer hoje? E amanhã? E depois de amanhã? Faça um retrospecto todos os dias à noite para garantir que você concluiu as tarefas a que se propôs. Caso não tenha conseguido, não se desespere, transfira-a para o dia seguinte, desde que isto não se torne rotina.
  8. Feche os olhos e imagine como você se sentirá quando conseguir realizar o seu objetivo. Escreva os mínimos detalhes. Quem está ao seu lado? O que você está pensando agora que conseguiu o que queria? O que seus amigos e familiares estão dizendo sobre você? Como você está se sentindo com esta conquista? Importante que você mentalize isso com bastante frequência. Desta forma você estará dizendo à você, ao seu corpo e ao universo que você já conseguiu o que desejava.
  9. O que precisa acontecer para você ter certeza que atingiu o que queria? Escreva aqui com detalhes.

Certifique-se sempre de ter um plano de ação pessoal e todos os dias fazer algo que permita com que você chegue mais perto do seu sonho. Se o plano inicial não estiver dando certo, mude no meio do caminho, e se precisar, mude de novo, mas nunca desista. Você poderá aplicar estas técnicas para tudo o que quiser, desde um novo emprego, um novo amor, um carro dos sonhos, o céu é o limite! Desejo a você de todo o coração uma excelente sorte, e muita disposição para o trabalho pessoal! Até breve!

Autoria: Lilian de Camargo Cunha – Professional & Life Coach

Se você gostou, curta a nossa página no botãozinho abaixo. Se acha que poderá ajudar a alguém, compartilhe com seus amigos nas redes sociais. E se você tem uma experiência pertinente a este assunto que queira compartilhar conosco, escreva nos comentários. Vamos adorar ouvir sua história pois ela pode servir de exemplo para milhares de pessoas! Um grande abraço! 🙂


Share This:

Comentários

comentários