Neurociência e GRATIDÃO: O Poder que Você tem nas Mãos para Mudar sua Vida de Vez.

Neurociência e GRATIDÃO: O Poder que Você tem nas Mãos para Mudar sua Vida de Vez.

Você já deve ter ouvido falar que nosso cérebro é incrivelmente poderoso, mas que usamos apenas 2 ou 3% deste potencial.  Esta realidade sempre foi muito frustrante para mim, e acredito que para você também. É como termos um avião à disposição sem que ninguém saiba pilotar ou um gênio da lâmpada que não entenda nosso idioma. Porém, a neurociência tem lançado inúmeros estudos de como usar mais adequadamente esta ferramenta incrível que temos, para que possamos nos apoderar de todos os benefícios que ela oferece. Um destes estudos, é como lidamos com o sentimento de Gratidão. Ela nos ensina a literalmente a “pilotar” o nosso cérebro através de comandos no idioma que ele entende.

Por ser uma sabedoria antiga vinda de nossos ancestrais, alguns de nós sempre associou o ato de agradecer com religiosidade e sim, o sentimento de gratidão é mesmo uma Graça. Uma graça divina que ganhamos de presente ao nascer e que tem o poder de alterar nossa química cerebral e nos tornar seres infinitamente mais felizes e realizados. Mas temos agora que ser um pouco mais “científicos” e conscientemente enviar as mensagens corretas ao nosso cérebro para que ele inicie a produção da química da felicidade. Para isso, o Evoluterapia preparou um e-book contendo algumas dicas e exercícios para que você se inspire a aplicar esta técnica em sua vida. Você poderá fazer o download ao final deste artigo.

 Mas antes, vamos ver como funciona o processo da gratidão em nosso cérebro e seus benefícios:

  • Quando geramos sentimentos de gratidão em nossos pensamentos passamos a ativar o sistema de recompensa do cérebro, localizado em uma área chamada de Núcleo Accumbens. Este sistema é o responsável pela sensação de bem-estar e prazer no nosso corpo.
  • O sistema de recompensa do cérebro é a base neurológica da satisfação e da autoestima e a GRATIDÃO exercitada estimula a ação desta área.
  • Quando o cérebro identifica que algo de bom aconteceu, que algo deu certo, que fomos bem-sucedidos ou que existem coisas na vida que merecem reconhecimento e somos gratos por isso, há uma liberação de uma substância chamada de dopamina, que é um importante neurotransmissor, ou seja, uma substância que transmite mensagens entre os neurônios, cujo mecanismo de ação inclui ativar os receptores dopaminérgicos, que identificam a presença dessa dopamina deste Núcleo Accumbens.
  • A dopamina ativa então essa região e aumenta a sua sensação de prazer. Por isso, pessoas que manifestam GRATIDÃO exibem níveis elevados e sempre mais altos de emoções positivas, satisfação com a vida, vitalidade e otimismo.

o-crebro-e-a-funo-da-linguagem-38-638

  • Mas para a gratidão existir, ela precisa ser construída pelo nosso pensamento, ou seja, você precisa pensar nela, pensar em coisas que você já conquistou, coisas que você já recebeu, sejam coisas mais simples ou grandes conquistas, coisas materiais ou relacionamentos importantes.
  • Gerar sentimentos de GRATIDÃO é escolha. Isso mesmo, você escolhe pensar e construir este reconhecimento interno, independente das circunstâncias que hoje você está vivendo, como saúde, beleza física ou bens materiais.
  • Por outra via neural, a gratidão também estimula as vias cerebrais de liberação de um hormônio chamado ocitocina, que estimula o afeto, traz tranquilidade, reduz a ansiedade, o medo e a fobia.
  • A ocitocina é produzida em uma região do cérebro chamada de hipotálamo, que liga o sistema nervoso ao sistema endócrino através de uma glândula chamada de glândula pituitária, que libera a ocitocina para a corrente sanguínea.
  • Com isso, exercitar o sentimento de GRATIDÃO também dissolve o medo, a angústia e sentimentos de raiva, ficando bem mais fácil controlar esses estados mentais tóxicos e desnecessários.
  • Entenda que nosso cérebro não é capaz de sentir GRATIDÃO e infelicidade ao mesmo tempo. Então, ocupe seu espaço cerebral com sentimentos diários de GRATIDÃO. Você conhece alguém que realiza coisas poderosas na vida e que mantém a depressão, a raiva e a angústia de viver?

A GRATIDÃO é um  antídoto muito eficaz contra a reclamação (artigo), potencializando muito sua vida e permitindo a superação dos obstáculos que se colocam em seu caminho, facilitando que suas metas e conquistas possam ser mais facilmente alcançadas.

Você quer saber como começar a aplicar a técnica de gratidão em sua vida? Clique abaixo e receba gratuitamente o e-book sobre GRATIDÃO com dicas e exercícios. Após você colocar o seu e-mail no campo e clicar no botão ‘ quero saber mais!’,  e preencher os seus dados na caixinha que irá aparecer, não se esqueça de ir ao seu e-mail, (se não encontrar nosso e-mail na sua caixa de entrada, dê uma olhada nas pastas de spam ou lixeira; às vezes o sistema de segurança manda direto para essas pastas pelo fato do e-mail conter um link). Em seguida abra o e-mail do Evoluterapia, clique no botão de confirmação e pronto, você receberá um  link para o seu e-book sobre a GRATIDÃO. Este procedimento garante a nossa segurança e a sua. Divirta-se com mais este presente do Evoluterapia para você! Espero que goste!

Caso você não receba, escreva para liliancunha@evoluterapia.com.br que te enviarei pessoalmente. Abraços!

Autoria: Lilian de Camargo Cunha – Professional & Life Coach

Fonte: http://www.neurocienciacoach.com.br/

Ganhe um e-book gratuito sobre a Roda da Abundância!
Insira seu e-mail e clique no botão: Entrando no Fluxo da Abundância JÁ!
Nós respeitamos sua privacidade. Seu e-mail não será compartilhado com mais ninguém, também não gostamos de spams.
Powered by Optin Forms

Se você gostou, curta a nossa página no botãozinho abaixo. Se acha que poderá ajudar a alguém, compartilhe com seus amigos nas redes sociais. E se você tem uma experiência pertinente a este assunto que queira compartilhar conosco, escreva nos comentários. Vamos adorar ouvir sua história pois ela pode servir de exemplo para milhares de pessoas! Um grande abraço! 🙂


Share This:

Comentários

comentários