Parte II: 5 Atitudes para Você Entrar no Fluxo da Abundância e Realizar seus Grandes Sonhos” – Exercício

Parte II: 5 Atitudes para Você Entrar no Fluxo da Abundância e Realizar seus Grandes Sonhos” – Exercício

Share This:

No artigo anterior, “Parte I: 5 Atitudes para Você Entrar no Fluxo da Abundância e Realizar seus Grandes Sonhos”, falamos sobre os pensamentos negativos que interferem na realização do que mais almejamos na vida. Toda vez que temos a intenção de fazer algo de bom para nós, ouvimos aquela voz interna do tipo: “Não sei se sou bom o suficiente para fazer isto”, “Essas coisas não são pra mim”, “Eu não sou bom nisso”, “As coisas sempre são mais difíceis pra mim do que para os outros”, “Dinheiro não nasce em árvores”, e por aí afora.

Independentemente de onde essas crenças vieram, elas fazem parte do nosso hábito de pensar, e são extremamente devastadoras para as nossas vidas. Hábitos como ler, assistir à TV ou escovar os dentes fazem parte de nossa rotina. Quase metade de nosso dia é composta deles – mais precisamente 40%, como mostra uma pesquisa da Universidade Duke, dos Estados Unidos. É como se voássemos no piloto automático por mais de nove horas do dia. Boa parte de nossas virtudes e defeitos está baseada em hábitos, mas para nossa sorte, os eles são decisões conscientes, que podem ser mudados, por mais que pareçam “permanentes”. Não é à toa que a filosofia, a psicologia, a neurolinguística e, mais recentemente, a neurociência estudam formas de adquirir ou de se livrar de hábitos. Não faltam estudos sobre hábitos alimentares, do sono, de boa forma e até de como mudar o humor ou a dinâmica de uma empresa.

Charles Duhigg em seu best seller “O Poder do Hábito” encontrou a tese que sustenta seu livro. A melhor forma de mudar um hábito, diz ele, é substituí-lo por outro. “As pesquisas com maior sucesso na mudança de hábitos usaram esse método”, diz Duhigg. “Transformar um hábito não é necessariamente fácil ou rápido. Mas é possível. Agora entendemos como. ”

Então vamos lá com um exercício poderoso para alterar sua voz interna:

  • Identifique quais são os pensamentos negativos que invadem a sua mente. Para isto, você terá que estar mais alerta daqui para a frente, em vigilância contínua. Monitore a repetição, a intensidade e as palavras exatas, no momento da autocrítica.
  • Escolha um ou dois padrões negativos para focar. (Exemplo: “Eu tenho dificuldade para vender”, ou “Eu nunca serei bem-sucedido”, ou “Eu não consigo ser organizado).
  • Crie algumas frases contrárias para neutralizar o diálogo interno negativo. (Exemplo: “Mentira”, eu posso fazer qualquer coisa”, ou “Eu já consegui no passado”, ou “Sou bom em tudo que eu faço”, ou “Coisas boas acontecem comigo facilmente”).
  • Pratique as sentenças neutralizadoras e monitore a frequência, a intensidade e as palavras exatas de cada autocrítica e de cada neutralização.
  • Continue com este exercício até que a voz crítica desapareça completamente. Quando isto acontecer, foque em outro padrão negativo de pensamento até que você consiga eliminá-los todos, um por um.

Você também pode usar a técnica de interrupção do pensamento negativo da seguinte maneira:

  • Defina o pensamento negativo ou crítico.
  • Crie um padrão de interrupção. Pode-se esticar um elástico que fica amarrado ao pulso ou estalar os dedos toda vez que se quiser interromper o padrão.
  • Substitua por um novo pensamento, desta vez, positivo.
  • Pratique e monitore o exercício de interrupção de pensamentos.
  1. Os pensamentos estão ocorrendo menos vezes?
  2. Estão menos intensos?
  3. De que maneira a troca de pensamentos têm sido útil?

Estou na torcida para que estes exercícios realizem transformações maravilhosas em sua vida. Eles fazem parte de um processo de formação de uma nova estrutura mental que infelizmente, e pelo menos por enquanto, não é ensinado em escolas. Na semana que vem falaremos um pouco mais sobre o fluxo da abundância através de um outro exercício poderoso de autoconhecimento pelo qual você poderá checar seu equilíbrio e aprender coisas novas. Até lá!

Lilian de Camargo Cunha – Professional & Life Coach.

10527273_854588027894259_5626854684532707376_n

Salvar

Salvar

Se você gostou, curta a nossa página no botãozinho abaixo. Se acha que poderá ajudar a alguém, compartilhe com seus amigos nas redes sociais. E se você tem uma experiência pertinente a este assunto que queira compartilhar conosco, escreva nos comentários. Vamos adorar ouvir sua história pois ela pode servir de exemplo para milhares de pessoas! Um grande abraço! 🙂


Share This:

Comentários

comentários